O Arsenal venceu com tranquilidade o Luton por 3 a 1 neste sábado (11) e igualou a pontuação do líder Manchester City, que no domingo enfrenta o Chelsea pela 12ª rodada do Campeonato Inglês. 'Citizens' e 'Gunners' somam 27 pontos, mas o time de Manchester tem um jogo a menos. O Tottenham, que no primeiro jogo do dia perdeu para o Wolverhampton por 2 a 1, tem 26 pontos.
Jogando em casa, o Arsenal só conseguiu abrir o placar no final do primeiro tempo Leandro Trossard (45'+1), que marcou o milésimo gol do time londrino no Emirates Stadium. O Burnley, que soma apenas quatro pontos na tabela, conseguiu empatar no início da segunda etapa com Josh Brownhill (54'), mas o francês William Saliba recolocou os 'Gunners' na frente três minutos depois.
O ucraniano Oleksander Zinchenko (74') fez o terceiro do Arsenal, que não correu mais risco mesmo depois da expulsão do português Fabio Vieira (83') por uma entrada dura em um adversário. Mais cedo, o Tottenham sofreu sua segunda derrota consecutiva no campeonato, ao ser batido pelo o Wolverhampton por 2 a 1, de virada, no primeiro jogo da rodada.
Depois de abrirem o placar logo no início com Brennan Johnson (3'), os 'Spurs' perderam o controle da partida nos minutos finais, quando Pablo Sarabia, primeiro com um golaço (90'+1) e depois com uma assistência para Mario Lemina (90'+7), comandou a virada dos 'Wolves'. A derrota, apesar de cruel, não foi totalmente injusta, já que o Tottenham, repleto de desfalques, não conseguiu impor seu jogo habitual baseado nos contra-ataques.
As ausências dos titulares Cristian Romero e Destiny Udogie, suspensos, e de Micky van de Ven e James Maddison, lesionados e que só voltam em 2024, foram cruciais para o time londrino. Também neste sábado, o Manchester United interrompeu a sequência de maus resultados com uma vitória suada em Old Trafford por 1 a 0 sobre o Luton Town, graças ao gol do Victor Lindelöf (60').
O resultado deve aliviar a pressão sobre o técncio holandês Erik ten Hag e seus jogadores, que na última quarta-feira sofreram uma dura derrota para o Copenhagen na Liga dos Campeões (4 a 3). Por sua vez, o Everton conseguiu uma vitória importante sobre o Crystal Palace por 3 a 2.