Uma câmera acoplada em um táxi registrou três ocorrências de roubo de celulares, em aproximadamente 50 minutos, no mesmo endereço. Os casos aconteceram na manhã de domingo (15), na rua Frei Caneca, situada nas proximidades da Avenida Paulista, na região central de São Paulo.
O taxista Rafael Oliveira publicou as imagens em uma rede social. O vídeo viralizou e conta com cerca de 4 milhões de visualizações. À CNN, o motorista relatou que estava no local aguardando um cliente, quando percebeu a ação dos criminosos e resolveu, posteriormente, divulgar as gravações na internet.
Ainda conforme o taxista, que testemunhou os casos, o grupo de assaltantes passou diversas vezes pelo local à espera de vítimas. Os suspeitos usavam um carro e uma motocicleta, além de bicicletas. O primeiro caso foi registrado por volta das 5h29 da manhã e o terceiro, e último dos flagrantes, aconteceu minutos depois, às 6h22.
Na primeira abordagem, é possível ver que as vítimas correm atrás do assaltante pela rua. Minutos depois, um homem passou em uma motocicleta e arrancou um celular das mãos de um homem que atravessava a rua. Por fim, um criminoso desce de um carro e pega o celular de um pedestre, que estava acompanhado de amigos. Neste último caso, houve luta corporal entre uma das vítimas e o assaltante, que acabou fugindo.
Após a repercussão das imagens, Rafael Oliveira recebeu muitos retornos dos seguidores. “Muita gente entrou em contato comigo. A galera mandou muitas mensagens agradecendo a divulgação, porque tem sido normal isso acontecer lá”, relatou o taxista.
Os vídeos estão sendo analisados pelos policiais do 4º Distrito Policial, na Consolação. Até o momento, não houve a formalização do registro de ocorrência destes casos.
Os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) apontam que houve um aumento de 6,5% nos registros de roubo no bairro da Consolação, onde está situada a rua Frei Caneca, entre janeiro e agosto de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, já foram registrados 1.902 roubos no bairro. O montante equivale a cerca de 8 casos de roubo por dia na região.
Apesar disso, a SSP-SP destaca que o mês de agosto, o mais recente analisado pela pasta, apresentou uma redução de 14,7% nos casos de roubo no bairro analisado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que reforçou o efetivo policial da área e entregou 88 motos para o policiamento da região.
“O combate à criminalidade na região central através das forças de segurança é um dos compromissos prioritários da Secretaria da Segurança Pública. Como resultado, de janeiro até agosto de 2023, 4.467 infratores foram presos/apreendidos no centro — 33,5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Além disso, houve aumento de 52,5% nas apreensões de armas de fogo ilegais na região”, completou a SSP-SP em nota.