Cidade no Japão inicia operação regular de drones para entrega de mantimentos em tempos de crise

Ilha frequentemente fica isolada do mundo por conta de eventos climáticos extremos.

Publicado em

Por Gazeta PE News


A pequena cidade de Setouchi, nas Ilhas Amami, no oeste do Japão, será pioneira em serviços de drones que fornecerão entrega regular de alimentos e remédios durante períodos recorrentes de isolamento climático extremo. A iniciativa, em parceria com a Japan Airlines, tem como objetivo criar uma cidade sustentável onde “todos queiram continuar vivendo”.

Uma série de estudos e experimentos de demonstração foram feitos desde outubro de 2020 com o objetivo de implementar um modelo de ilha remota utilizando drones e tecnologia digital para resolver questões sociais locais que vão desde a prevenção de desastres até a vida cotidiana e logística.

De acordo com um comunicado da Japan Airlines, “Amami Island Drone” é um serviço aéreo que fornecerá mantimentos para os cerca de 8.000 residentes de Setouchi. O projeto será conduzido com o drone Fazer R G2, um grande dispositivo logístico com autonomia de cruzeiro e capacidades de carga útil, adaptadas às características geográficas e necessidades de transporte da área da cidade, incluindo as ilhas remotas secundárias.

“Essas iniciativas visam criar fluxos humanos, comerciais e logísticos sustentáveis, aproveitando a tecnologia e o conhecimento desenvolvido na indústria da aviação. No negócio de drones na cidade de Setouchi, a JAL apoiará o desenvolvimento de operações comunitárias, incluindo o treinamento de pilotos de drones e suporte operacional, e expandirá o modelo de implementação social de drones logísticos insulares para todas as Ilhas Amami."

 

Fonte: FOLHA PE

Eventos do dia