Chuvas intensas de monções no sul da Índia provocaram deslizamentos de terra que mataram cinco pessoas e podem ter deixado centenas de pessoas presas sob a lama, informaram as autoridades nesta terça-feira. O estado de Kerala, no sul do país, continua sendo atingido por chuvas torrenciais que complicam os trabalhos de resgate.
Os socorristas recuperaram dez corpos no distrito de Wayanad e percorriam a área em busca de desaparecidos, disse um funcionário local à AFP. "Suspeita-se que centenas de pessoas estejam presas", indicaram as forças armadas em um comunicado.
Elas acrescentaram que cerca de 225 soldados foram enviados à zona de Wayanad para apoiar as operações de busca e resgate. "Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos, orações pelos feridos", publicou no X o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Ele acrescentou que ofereceu ao chefe do governo estadual de Kerala "toda a ajuda possível" para enfrentar a situação.
As chuvas de monção de junho a setembro no sul da Ásia trazem alívio ao calor sufocante do verão e recarregam os lençóis freáticos, mas também causam morte e destruição. O número de inundações e deslizamentos mortais aumentou nos últimos anos, e especialistas apontam que a mudança climática agravou o fenômeno.