Tiago Paraiba é reeleito presidente do PSOL Pernambuco por mais um mandato de 3 anos durante o 8° Congresso Estadual do partido com 76 votos. Os grupos Subverta, do vereador Ivan Moraes e das ex-codeputadas das Juntas Carol Vergolino e Kátia Cunha e a Resistência, ambos do campo Sementes, se somaram e garantiram a eleição de Tiago Paraiba, que representa a corrente Revolução Solidária.
Mesma corrente da deputada estadual Dani Portela, a vereadora Elaine Cristina, as ex-codeputadas Robeyoncé Lima, Joelma Carla e Jô Cavalcanti, além de Eugênia Lima. O presidente reeleito reforçou a oposição da sigla em Pernambuco na oposição ao Governo Raquel Lyra (PSDB).
"A junção desses grupos foi muito representativa para nós que fazemos a Direção Majoritária do PSOL Pernambuco. Juntamos forças porque acreditamos no mesmo programa político. E vamos seguir juntos na construção de um partido mais democrático, transparente e de todas as lutas.
O PSOL PE sai com legitimidade para fazer oposição ao Governo de Raquel Lyra. E garantimos que nosso partido apresente projetos políticos majoritários no Recife e nas principais cidades do estado", disse. A próxima etapa será o Congresso Nacional, que acontecerá de 29 de setembro a 1° de Outubro, em Brasília (DF).
O encontro reunirá delegados eleitos nas plenárias estaduais de todo Brasil para discussões estratégicas do PSOL, além de aprovação de resoluções e da escolha da nova Presidência Nacional.
Serão avaliadas e debatidas a conjuntura Nacional e Internacional, além da tática partidária para o próximo período; os desafios para as eleições 2024 e 2026; análise do balanço da gestão e organização partidária, e a eleição da nova direção nacional, dos integrantes do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética, e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.