EUA registram 11 tiroteios e 8 mortos no mesmo fim de semana dias após ataque no Maine

Pelo menos 580 tiroteios em massa foram registrados em 2023 em todo o país, de acordo com o Gun Violence Archive dos EUA.

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 13h19m

Por Gazeta PE News


Poucos dias depois do tiroteio em massa mais mortal dos Estados Unidos neste ano ter abalado o Maine, o país registrou 11 tiroteios durante o fim de semana de Halloween. Pelo menos oito pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em várias cidades.

Na semana passada, o tiroteio no Maine que matou 18 pessoas e deixou 13 pessoas feridas em uma pista de boliche e um restaurante na cidade de Lewiston foi seguido por uma intensa busca pelo atirador que durou 48 horas pelo atirador. As escolas foram fechadas e os moradores se escondiam atrás de portas trancadas com medo.

A polícia encontrou o corpo do atirador, sem vida, dentro de um trailer de uma instalação de reciclagem na sexta-feira (27). O ataque foi um dentre pelo menos 580 tiroteios em massa – tiroteios nos quais quatro ou mais pessoas são baleadas, excluindo o atirador – que foram registrados este ano em todo o país, de acordo com o Gun Violence Archive dos EUA.

 

Somente neste fim de semana ocorreram 11 desses tiroteios. 

Em Indianápolis, uma festa de Halloween terminou com uma pessoa morta e outras nove feridas após um tiroteio na manhã de domingo (29), segundo a polícia local. Uma briga entre dois grupos em Tampa, na Flórida, culminou em um tiroteio enquanto centenas de pessoas saíam dos bares e casas noturnas, pouco antes das 3h da manhã de domingo, disseram as autoridades.

O tiroteio deixou duas pessoas mortas e feriu outras 16, com idades entre 18 e 27 anos, segundo as autoridades. Um suspeito de 22 anos foi preso e acusado de homicídio de segundo grau, disse a polícia de Tampa. “Vidas foram perdidas e outras mudaram para sempre. Para qual finalidade?”, disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, em um comunicado no X, antigo Twitter. “Decisões erradas tomadas numa fração de segundo e a proliferação de armas prontamente disponíveis são responsáveis ​​por estes incidentes quase diários.”

Segundo a polícia, pelo menos 15 pessoas também foram baleadas na manhã de domingo no lado oeste de Chicago, em um evento que a mídia americana descreveu como uma grande festa de Halloween. Os policiais do Departamento de Polícia de Chicago disseram ter visto alguém “atirando no local onde estava ocorrendo um evento”. A pessoa fugiu, mas foi detida pelos policiais a uma curta distância, disseram as autoridades.

Em Lake Charles, na Louisiana, uma festa em casa no fim de semana terminou com seis pessoas baleadas após o início de uma briga, disseram as autoridades. Os feridos tinham todos entre 15 e 19 anos, e um jovem de 17 anos foi preso por conta do ocorrido, segundo o Gabinete do Xerife da Paróquia de Calcasieu. “Esta foi uma festa cheia de adolescentes. Mais uma vez, temos que descobrir como essas armas estão chegando às mãos de nossos filhos”, disse o xerife Tony Mancuso em comunicado.

A violência armada deste fim de semana acontece em meio a tiroteios frequentes nos EUA. O restaurante e a pista de boliche no Maine se juntam a uma lista de lugares em todo o país que se tornaram palco de tiroteios em massa neste ano – incluindo uma escola de Nashville, um banco em Louisville, um salão de dança na Califórnia e um shopping center no Texas.

Quase 1 em cada 5 adultos dos EUA relata ter um membro da família morto por arma de fogo, inclusive por homicídio e suicídio, de acordo com uma pesquisa publicada em abril pela Kaiser Family Foundation. Um número próximo de adultos foi pessoalmente ameaçado com uma arma de fogo; e cerca de 1 em cada 6 já presenciou ferimentos causados por um tiroteio, diz a pesquisa.

Depois que o suspeito do tiroteio em massa no Maine foi encontrado morto na sexta-feira, o presidente Joe Biden reiterou seu apelo ao Congresso para abordar a violência armada. O restaurante e a pista de boliche no Maine se juntam a uma lista de lugares em todo o país que se tornaram palco de tiroteios em massa neste ano – incluindo uma escola de Nashville, um banco em Louisville, um salão de dança na Califórnia e um shopping center no Texas.

Quase 1 em cada 5 adultos dos EUA relata ter um membro da família morto por arma de fogo, inclusive por homicídio e suicídio, de acordo com uma pesquisa publicada em abril pela Kaiser Family Foundation. Um número próximo de adultos foi pessoalmente ameaçado com uma arma de fogo; e cerca de 1 em cada 6 já presenciou ferimentos causados por um tiroteio, diz a pesquisa. Depois que o suspeito do tiroteio em massa no Maine foi encontrado morto na sexta-feira, o presidente Joe Biden reiterou seu apelo ao Congresso para abordar a violência armada.

 

Fonte: CNN
Notícias relacionadas
Nenhuma notícia relacionada encontrada

Eventos do dia