EUA tentam novo pouso na Lua um mês após missão frustrada

Módulo lunar deve partir para a Lua na tarde desta quarta-feira (14).

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 15h10m

Por Gazeta PE News


Após uma missão de pouso lunar fracassada no mês passado, a Nasa está depositando suas esperanças em uma segunda espaçonave – desenvolvida por uma empresa separada – para fazer o primeiro pouso na Lua pelos Estados Unidos em mais de cinco décadas.

O foguete impulsionará a espaçonave para uma órbita em forma oval que se estende até 380.000 quilômetros ao redor da Terra. Isso se traduzirá em “um arremesso rápido de alta energia em direção à Lua”, como descreveu Stephen Altemus, CEO da Intuitive Machines. Sua empresa, sediada em Houston, desenvolveu o Odysseus.

Uma vez na órbita da Terra, o módulo lunar se separará do foguete e começará a aventurar-se por conta própria, usando um motor a bordo para impulsionar-se em uma trajetória direta em direção à superfície lunar. O módulo lunar, apelidado de Odysseus, ou Odie para abreviar, está programado para decolar no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 do Cabo Canaveral, Flórida, às 14h57 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14).

Espera-se que o Odysseus passe um pouco mais de uma semana voando livremente pelo espaço, com uma tentativa de pouso na superfície lunar prevista para 22 de fevereiro. Se for bem-sucedido, o Odysseus se tornará a primeira espaçonave dos EUA a fazer um pouso suave na Lua desde a missão Apollo 17 em 1972.

 

Fonte: CNN

Eventos do dia