Fluminense arranca empate do Flamengo e atrapalha rival na briga pelo título

Rubro-Negro saiu na frente com golaço de Arrascaeta, mas desperdiçou pontos no Maracanã.

Publicado em 12 de novembro de 2023 às 09h25m

Por Gazeta PE News


Em clássico no Maracanã, Flamengo e Fluminense empataram por 1 a 1, neste sábado (11), em partida válida pela 34ª rodada do Brasileirão. O resultado é especialmente amargo para o Rubro-Negro. O time comandado por Tite saiu na frente no primeiro tempo, com um golaço de Arrascaeta.

O uruguaio deu drible desconcertante em Nino, zagueiro da Seleção Brasileira, e fuzilou o gol de Fábio aos 46 minutos. Na segunda etapa, porém, o time de Fernando Diniz chegou ao empate com um gol atabalhoado de Yony González, que entrou no intervalo e saiu lesionado logo depois de balançar as redes.

 

Flamengo não cola na liderança 

O Flamengo buscava colar no trio dos 59 pontos - Botafogo, Grêmio e Palmeiras, que ainda jogam na rodada —, mas para nos 57 pontos, na quinta posição, que pode ser perdida em caso de vitória do Atlético-MG sobre o Goiás. A próxima partida da equipe de Tite é contra o Red Bull Bragantino, no dia 23, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense, campeão da Libertadores, não tem muitas pretensões no Campeonato Brasileiro, mas fez jogo duro com o rival no Maracanã. O Tricolor carioca está em 8º, com 47 pontos.

 

Provocações de lado a lado 

Antes da bola rolar, o clima foi de provocação entre as torcidas. No retorno ao Maracanã após o título da Libertadores, os tricolores saudaram o time com o tradicional “é campeão!”. A resposta rubro-negra foi imediata: “Tricampeão!”, lembrando as três conquistas da América por parte do Flamengo.

 

Flamengo domina as ações 

Envolvido na briga pela liderança do Brasileirão, o time de Tite entrou mais ligado e, já nos primeiros minutos, tomou conta da partida. Dominando o meio de campo com Gerson e apostando nos velozes Everton Cebolinha e Luiz Araújo, o Flamengo pressionou o adversário e criou chance atrás de chance. Everton Cebolinha foi o primeiro a ameaçar a meta rival, cabeceando para fora. Luiz Araújo e Gerson também tiveram suas chances antes do próprio Cebolinha, aos 15, acertar a trave direita de Fábio. O goleiro, a partir daí, passou a ser o responsável pelo 0 a 0, com ótimas defesas em sequência. Foram três intervenções decisivas em chutes de Luiz Araújo, Filipe Luís e Gerson antes do intervalo.

 

Arrascaeta marca golaço

O time de Fernando Diniz equilibrou o jogo a partir dos 30 minutos, já com Marcelo no meio de campo. Aos 46, contudo, a insistência rubro-negra deu resultado. Após receber de Pulgar, Arrascaeta “entortou” Nino e finalizou no cantinho, com a bola tocando a trave antes de entrar: 1 a 0 e intervalo!

 

Diniz muda tudo

Para o segundo tempo, Fernando Diniz fez logo três mudanças: entraram Yony González, Lima e Diogo Barbosa nos lugares de Keno, Marlon e Marcelo. Assim, André foi recuado para a zaga ao lado de Nino. O jogo ficou ainda mais aberto, com o Fluminense tendo a chance de empatar logo aos sete. Arias fez tudo sozinho pela direita e cruzou na medida para Yoni, mas o equatoriano isolou por cima do gol rival. 

 

Yony empata 

Os minutos passaram e o domínio apresentado pelo Flamengo na primeira etapa já não existia. Mais presente no campo de ataque, o Fluminense chegou ao empate aos 17. Martinelli jogou a bola na área, Arias cabeceou para o meio e, na dividida com o goleiro Rossi, Yony González deixou tudo igual: 1 a 1! A resposta de Tite foi com as entradas de Bruno Henrique e Thiago Maia. Poucos minutos depois, o treinador fez mais três substituições, acionando Ayrton Lucas, Everton Ribeiro e Gabigol. O clássico, outra vez, ficou aberto, com as duas equipes correndo riscos e criando oportunidades de marcar. 

 

Emoção até o fim 

O clássico seguiu emocionante até os minutos finais. Já foi depois dos 40 minutos que John Kennedy, pelo Fluminense, e Gerson, pelo Flamengo, tiveram as “bolas do jogo”, mas pararam em Rossi e Fábio. Antes do apito final, ainda houve tempo para um princípio de confusão generalizada entre os times. O atacante Gabigol e o zagueiro Nino, que iniciaram o tumulto, foram expulsos.

 

Fonte: CNN

Eventos do dia