Um homem foi encontrado morto próximo aos trilhos do Metrô do Recife, na manhã de domingo (5). O caso aconteceu nas proximidades da Estação Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, por meio de nota, que foram encontrados perto do corpo do homem "equipamentos utilizados para cortar cabos", o que, segundo a empresa, "sugere que o óbito se deu em consequência de uma provável tentativa de furto de cabos de energia".
A Polícia Civil de Pernambuco afirmou que registrou o caso por meio da Delegacia de Prazeres, também em Jaboatão dos Guararapes, como "morte a esclarecer". Segundo a corporação, o homem tinha 24 anos. "Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias de todos os fatos", disse a polícia.
A CBTU afirmou ter acionado órgãos competentes e o Instituto de Criminalística, que retirou o corpo do local às 12h40. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Santo Amaro, na área central do Recife.
"A CBTU lamenta o ocorrido e reforça a importância de se respeitar a sinalização de segurança, como também nunca descer à via por conta dos riscos de atropelamento e choques elétricos de alta tensão", completou a companhia.
Os dados mais recentes da CBTU indicam que em 2024 foram 27 ocorrências de furtos de cabos de energia no sistema do Metrô do Recife — em 2023, foram 28. O montante furtado ano passado corresponde a 30 metros. Em 2023, o total foi de 660,8 metros. Já o prejuízo financeiro estimado foi de R$ 14.565 em 2023 e R$ 6.852 em 2024.