O furacão Otis atingiu a cidade costeira de Acapulco, no México, na quarta-feira (25), liberando sua força sobre o resort de praia. Ao amanhecer, a extensão da destruição tornou-se evidente, especialmente da perspectiva do Solar Ocean Hotel, onde a paisagem abaixo estava devastada.
Jaime Villanueva ficou espantado por ter sobrevivo, expressando descrença ao comentar: “Isso realmente parece uma mentira. O que é isso? Estamos vivos. Não sei como estamos vivos, mas estamos vivo”.
Do ponto de vista privilegiado no 21º andar do hotel, ele e sua amiga Bárbara observaram o caos pós-tempestade, com Jaime exclamando: “Você está de brincadeira! Acapulco foi destruída”. Mais cedo, enquanto a tempestade caía, eles se encontraram amontoados no chão, enfrentando o ataque do furacão.
Otis, uma das tempestades mais fortes que já atingiu a costa do Pacífico do México, atingiu a estância balnear de Acapulco na manhã de quarta-feira, destruindo edifícios e infraestruturas vitais e deixando a cidade incomunicável e sem energia.
As imagens de Villanueva mostraram hotéis destruídos por Otis, tetos e paredes rasgados, janelas quebradas e carros parcialmente submersos nas enchentes enquanto a rara tempestade de categoria 5 atingiu a costa do estado de Guerrero, no sul do país.
Os destroços estavam espalhados pelos saguões, pátios, ruas e varandas dos hotéis, e restos de árvores despedaçadas espalhavam-se pelo centro de Acapulco. Linhas de telecomunicações foram derrubadas e danos à infraestrutura deixaram os moradores sem acesso à internet.