Ídolo do Barcelona, o ex-jogador Samuel Eto’o é investigado pela polícia por um suposto envolvimento em manipulação de resultados na Segunda Divisão do futebol camaronês.
Vale ressaltar que ele é o atual presidente da Federação de Futebol de Camarões (FECAFOOT). De acordo com o jornal The Guardian, Eto’o é acusado de interferir diretamente nos resultados de algumas partidas em julho de 2023.
Na ocasião, o dirigente teria prometido ao presidente do Victoria United, Valentine Nkwain, que o clube conquistaria o acesso para a elite do futebol camaronês. As conversas foram reveladas pelo site Camfoot, embora tenha sido negada pelas partes.
Segundo o periódico inglês, a polícia camaronesa investiga “abuso de autoridade e corrupção” por parte de Samuel Eto’o. O esquema, inclusive, contaria com a participação de até 40 pessoas.
Grupo tenta ‘impeachment’ de Eto’o
Em meio à polêmica, representantes do futebol camaronês acionaram a Fifa, por meio de uma carta, para a remoção de Eto’o da presidência da FECAFOOT. O documento foi enviado ao presidente da Fifa, Giovanni Infantino, e ao presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe.
Carreira de Eto’o
Dentro de campo, além do Barcelona, Eto’o também brilhou por outros grandes clubes da Europa, como o Real Madrid, o Chelsea e a Inter de Milão. Aposentado desde 2019, Samuel assumiu a FECAFOOT há dois anos.