Um grupo de pessoas foi flagrado depredando um carro em frente ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21). A ação foi registrada em vídeo e é possível ver que os policiais militares presentes no local ficam imóveis diante da situação.
Em seguida, os suspeitos se aproximaram do DPO e tentaram roubar uma moto. Um dos agentes intervém, mas não impede que o crime aconteça. Em nota, a Polícia Militar (PM) repudiou o ocorrido e determinou a prisão administrativa dos PMs envolvidos no caso. Eles foram encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que irá acompanhar o caso.
A corporação classificou a atitude dos policiais como passiva e ressaltou que a conduta não reflete os princípios e valores que norteiam a instituição. A nota pontua que os agentes “em vez de intervir, limitaram-se a filmar os acontecimentos, negligenciando suas responsabilidades”.
O Secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro determinou ao corregedor a apuração das circunstâncias de forma que os “policiais militares omissos sejam devidamente responsabilizados”.