Frequentadores e comerciantes do Mercado da Encruzilhada, um dos mais tradicionais do Recife, foram surpreendidos por um incêndio na manhã deste domingo (3). O equipamento público fica localizado na Rua Dr. José Maria, bairro da Encruzilhada, Zona Norte da capital. De acordo com testemunhas, o fogo teria começado em um box de sapataria. Dois homens estariam roubando fiações da estrutura, fazendo com que faíscas caíssem na área interna. O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 9h30. Inicialmente, a corporação enviou três viaturas ao local. Depois, o número subiu para sete. O combate ao fogo já foi iniciado.
Os bombeiros ainda não deram detalhes sobre a causa do fogo. Desde mais cedo, imagens da fumaça circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais. Moradores da região e testemunhas ouvidos pelo JC afirmam que o incêndio teria começado por volta das 9h. Contudo, os bombeiros teriam demorado mais de 30 minutos para chegar ao local. Infelizmente, o Mercado está entregue. Sabemos que isso ocorreu porque tinham duas pessoas roubando fio em cima do Mercado, em plena a luz do dia. Isso tem mais ou menos uma hora", disse Rosineide Canuto, que vende alimentos regionais no mercado, à TV Jornal.
Fernando Ferreira, comerciante responsável pela sapataria atingida, afirma que "perdeu tudo". "Tentamos apagar com água, mas nada de segurança do mercado funcionou. O extintor não funcionou. Tanto e eu alguns locatários tentamos pagar, mas não deu tempo. Se a gente ficasse no meio, poderia acontecer algo pior", disse. "A perda foi material. Tinha mala de cliente, sapato de cliente. As coisas não são minhas, são dos clientes. Eu não tenho estimativa, mas foi um prejuízo muito alto mesmo. Tem muita coisa de cliente, inclusive documentação. Tirava o sustento da minha família. Meu avô começou com esse box há 70 anos.
Tudo se acabou por conta de pessoas que tentaram roubar fiação. Tentamos acionar polícia ou guardas municipais, mas não chegou ninguém." Tínhamos acabado de sentar para tomar café quando o povo começou a ocorrer. Então, verifiquei que o local de onde o fogo vinha era uma sapataria, vizinha a uma loja de rações de animais", disse o advogado Marcelo Oliveira. "O fogo se alastrou fortemente. Toda a orientação lá dentro, por parte dos vigilantes, era de que o fogo teria começado dentro de uma sapataria, que fica quase ao fundo o mercado" completou. Inaugurado na década de 1950, o mercado da Encruzilhada conta com 214 boxes que agregam restaurantes, vendas de frutas, verduras, cereais, miudezas em geral, artesanato, frios, carnes e aves.