Um museu em Barcelona abriu suas portas para os nudistas no sábado (28), com um tour especial no qual os visitantes podiam tirar suas roupas. O Museu de Arqueologia da Catalunha realizou o passeio de 90 minutos em colaboração com o Clube Catalão de Naturismo.
Os visitantes viram a exposição “Bronzes of Riace” com fotografias de Luigi Spina retratando duas grandes estátuas gregas de bronze de guerreiros nus do século 5 aC, que foram descobertas em 1972 perto de Riace, na Itália.
“Queríamos fazer uma visita mais colorida e não a típica visita guiada”, disse o guia Edgard, que também ficou sem roupa. “Queríamos que as pessoas que viessem ver se sentissem exatamente como o trabalho que estavam vendo.” O site do museu prometia aos visitantes a oportunidade de “admirar as obras posando na mesma situação em que elas estão, completamente nus e rodeados de outros corpos”.
“[Sinto] a mesma intensidade de observar a obra vestido, mas com a diferença de que podemos entender melhor que a nudez sempre existiu e que os corpos não deveriam ser motivo de vergonha para ninguém”, disse a profissional de saúde Marta, 59 anos, que participou da visita à exposição.