A estrela do Liverpool, o egípcio Mo Salah, pediu que a ajuda humanitária fosse autorizada a entrar em Gaza “imediatamente” e apelou aos líderes mundiais para ajudarem a pôr fim aos combates.
O Ministério da Saúde controlado pelo Hamas em Gaza disse que pelo menos 3.478 pessoas foram mortas e mais de 1.250 feridas por ataques aéreos israelenses desde o ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro, que deixou mais de 1.400 pessoas mortas em Israel, segundo autoridades israelenses.
Israel anunciou um “cerco completo” ao enclave em resposta, mas o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na quarta-feira que o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, concordou em abrir a passagem de Rafah para Gaza para ajuda humanitária – a única que não controlada por Israel.
Depois que a explosão mortal de terça-feira atingiu o Hospital Batista Al-Ahli em Gaza, Israel apresentou evidências que dizem mostrar que uma falha de ignição do grupo militante Jihad Islâmica causou a explosão, enquanto autoridades palestinas e vários líderes árabes acusam, no entanto, Israel de atingir o hospital em meio a seu ataque. ataques aéreos em curso em Gaza.
“Nem sempre é fácil falar em tempos como este. Tem havido muita violência, muita dor e brutalidade”, disse Salah em um vídeo postado nas redes sociais. “É insuportável testemunhar a escalada das últimas semanas. “Todas as vidas são sagradas e devem ser protegidas. Os massacres precisam parar. As famílias estão sendo dilaceradas.
O que está claro agora é que a ajuda humanitária a Gaza deve ser autorizada imediatamente. As pessoas lá estão em condições terríveis. As cenas no hospital ontem à noite foram horríveis. A população de Gaza precisa urgentemente de alimentos, água e suprimentos médicos. Apelo aos líderes mundiais para que se unam para evitar o massacre de almas inocentes – a humanidade deve prevalecer.”
Na segunda-feira, o Crescente Vermelho Egípcio, uma instituição de caridade que fornece serviços médicos e ajuda humanitária, confirmou que Salah fez uma doação para ajudar seus esforços de socorro em Gaza. “Obrigado, Mohamed Salah, pela sua doação para apoiar o povo da Faixa de Gaza”, escreveu a instituição de caridade no Facebook.
“Obrigado de coração.” Salah, um dos atacantes mais bem-sucedidos do mundo, venceu a Liga dos Campeões, a Premier League e a FA Cup desde que assinou com o Liverpool em 2017. Salah e Liverpool enfrentarão o Everton, em casa, no Merseyside Derby, no próximo sábado (21).