O Equador apreendeu 4,5 toneladas de droga perto das ilhas Galápagos, a maior apreensão em alto mar neste ano, informaram nesta sexta-feira as Forças Armadas. A operação foi realizada na chamada "rota do deserto", que "compreende um trajeto entre Manabí e as ilhas Galápagos", localizadas a mil quilômetros da costa equatoriana, s
egundo as Forças Armadas em um comunicado. Essa rota tem como destino a América Central, de onde a droga é distribuída posteriormente para os Estados Unidos e Europa. Com esta apreensão, somam-se 42 toneladas confiscadas em alto mar neste ano.
A droga encontrada estava embalada em tubos de borracha. Dezessete pessoas foram detidas pelo transporte do carregamento. Entre janeiro e agosto, as autoridades apreenderam cerca de 170 toneladas de droga em todo o país, em comparação com o recorde de 219 toneladas em 2023, segundo dados oficiais. Devido à sua localização estratégica, o país é um ponto-chave para o armazenamento e transporte de droga.
Províncias costeiras como Esmeraldas, Manabí e Guayas são consideradas pontos de saída de toneladas de cocaína. Perto do arquipélago de Galápagos, um ecossistema frágil com flora e fauna únicas no mundo, as autoridades também combatem o tráfico de combustível e armas.