Palco cai durante comício eleitoral no México; nove pessoas morreram

Fortes ventos derrubaram estrutura onde políticos se apresentavam na noite desta quarta-feira (23); mais de 60 pessoas estão feridas.

Publicado em 23 de maio de 2024 às 12h00m

Por Gazeta PE News


Um evento eleitoral terminou em tragédia, no México, após o palco desabar sob a força de rajadas de vento e pelo menos nove pessoas morrerem. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que as torres que sustentavam o palco ruíram. O telão que havia sido montado caiu sobre a plataforma onde estava o candidato presidencial Álvarez Máynez e outros membros do partido Movimento Cidadão.

“Estou bem e em comunicação com as autoridades estaduais para acompanhar o ocorrido. A única coisa importante neste momento é cuidar das vítimas do acidente”, escreveu em suas redes sociais o candidato presidencial do Movimento Cidadão, Jorge Álvarez Máynez.

O candidato de 38 anos é o terceiro em intenções de voto nas eleições do dia 2 de junho, e seus companheiros conseguiram chegar em segurança após correrem. O acidente ocorreu na cidade de San Pedro Garza, no estado de Nuevo León. “Acabei de visitar a Clínica 7 e lamento informar que até agora o número de pessoas que morreram no acidente é de oito adultos e um menor”, relatou o governador de Nuevo León, Samuel García, na rede social X.

O responsável explicou que fortes ventos derrubaram o palco e pediu às pessoas que se abrigassem porque ainda se registam trovoadas e chuva intensa na região. Álvarez Máynez acrescentou que os membros feridos de sua equipe são tratados em um hospital. O partido disse num comunicado que suspenderia todos os eventos de campanha “em solidariedade às pessoas afetadas”.

“As condições climáticas foram muito atípicas porque a chuva não durou nem cinco minutos”, explicou Máynez em reunião com a imprensa ao descrever o incidente. E deu como exemplo que a caminho do hospital para acompanhar alguns colaboradores feridos, viu “muitas árvores caídas”.

Quando a tenda e o telão desabaram, as pessoas começaram a saltar do palco para onde pudessem, explicou o candidato, que bateu a cabeça ao colidir com um colega que saltou ao mesmo tempo. “Primeiro eu vi que a bateria dos músicos do grupo (...) que ia tocar voaria, e quando eles perceberam também correram”.

 

Fonte: FOLHA PE

Eventos do dia