A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, quatro policiais civis e um advogado suspeitos de envolvimento num esquema responsável pelo tráfico de 16 toneladas de maconha. O grupo também é investigado pelo crime de corrupção. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão nos endereços ligados aos investigados na capital fluminense e em Saquarema (RJ).
A Cidade da Polícia Civil, especificamente na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, também foi alvo da operação que acontece em conjunto com o Ministério Público. Segundo as investigações, os quatro policiais civis aceitaram propina para extraviar as 16 toneladas de maconha de uma única vez.
A carga estava na Cidade da Polícia Civil após ser apreendida em uma ação integrada do serviço de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a PF, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. A oferta de dinheiro em troca da liberação da carga e da soltura do motorista foi feita pelo advogado que também foi preso na operação de hoje.
Os agentes toparam e teriam feito, eles mesmos, a escolta do caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho. Em seguida, a carga de maconha teria sido descarregada pelos criminosos, de acordo com monitoramento dos investigadores.