Nesta semana, um episódio de “Big Brother UK”, exibido pela emissora inglesa ITV, chamou a atenção do público. Isso porque, a produção do reality escolheu uma vista de proteção como “tortura” por alguns telespectadores. Após uma participante, a dançarina escocesa Olivia, de 23 anos, descumpriu uma regra do reality, ela foi punida com almofadas de choque elétrico na última quarta-feira (08).
Segundo o Daily Mail, ela desobedeceu a norma de indicação de participantes para a eliminação horas antes da saída de um dos integrantes, em uma dinâmica semelhante ao “paredão” da edição brasileira. Olivia teria contado quem estava em sua mira aos colegas Jenkin e Chanelle, algo proibido no reality. Além de perder sua imunidade, a produção decidiu que ela deveria escrever 600 vezes a frase “Eu não devo quebrar as regras do programa”.
Caso não conseguisse, ela levaria um choque elétrico. Visivelmente abaladamente emocionalmente enquanto cumpria a proteção, um participante desabafou com colegas do reality. “Estou sendo considerada a pior pessoa desse lugar”, disse aos prantos. Outro concorrente ao prêmio de cerca de 100 mil libras esterlinas (mais de R$ 600 mil no câmbio desta sexta-feira), Matty, se mudou e acalmou a dançarina.
“Eu seria o primeiro a te dizer se você fosse pintada como uma vaca neste cenário, mas você não é, Olívia”. Após o episódio, diversos internautas comentaram sobre a proteção causada pelo choque elétrico, muitos em tom de revolta. A emissora inglesa que transmite o reality também foi mencionada: “Almofadas de choque como natureza são selvagens, alguns produtores sádicos trabalham na ITV”. Outro telespectador escreveu: “Dar choques elétricos em Olivia sem nenhuma indicação foi demais. Apenas estranho e cruel”.
Teve ainda quem associou a punição aos castigos aplicados por Dolores Umbridge emHarry Potter . No filme, o bruxinho teve de escrever seu nome várias vezes com o próprio sangue. “O castigo para Olivia está me dando vibrações da Dolores Umbridge”, relembrou a internauta. O reality e a emissora não se manifestaram publicamente sobre o assunto.