Fora das quadras por quase todo o ano de 2023, Rafael Nadal vai voltar ao tênis no próximo Aberto da Austrália — o mesmo Grand Slam no qual se lesionou em janeiro passado.
Aos 37 anos, o tenista espanhol que já venceu 22 Grand Slams se recupera de lesões no iliopsoas, o principal músculo flexor do quadril. Por conta do problema, ele perdeu torneios como Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos, em 2023.
“Podemos confirmar que Rafael Nadal vai voltar”, disse o diretor do Aberto da Austrália, Craig Tiley, ao site “Nine.com”. Ele esteve fora por boa parte do ano, conversamos nos últimos dias e ele confirmou que vai voltar, o que nos empolga muito. É incrível”.
Nadal foi campeão do torneio australiano em 2022, vencendo de virada o russo Daniil Medevdev numa final que pareceu interminável — a partida durou 5 horas e 24 minutos. Foi o 21º Grand Slam vencido pelo espanhol — ele ganharia o 22º meses depois, em Roland Garros.
Nadal deve se despedir do tênis em 2024
Em 2023, porém, por conta da lesão, Nadal acabou perdendo a chance de competir pelo título e viu Novak Djokovic ficar com o troféu na Austrália. Com isso, o sérvio igualou os 22 Grand Slams de Nadal e o ultrapassou nos meses seguintes como recordista histórico. Agora, Djokovic tem 24 troféus dos grandes torneios de tênis. Em entrevistas recentes,
Nadal deu a entender que 2024 deve ser seu último ano como atleta profissional. Eu só quero me dar a oportunidade de competir de novo no que será meu último ano. Espero que eu não faça apenas aparições simples, e sim que eu consiga vencer os torneios que disputar. Será difícil, mas tenho que ter esperanças