A governadora Raquel Lyra (PSDB) continua o estreitamento de laços com o governo federal. Após seu último encontro com o presidente Lula (PT), em Brasília, a gestora de Pernambuco cumpre uma longa agenda na capital federal com o líder petista e com o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Raquel participará de duas reuniões (às 9h e às 16h) e do lançamento do Projeto Sertão Vivo. A última viagem ao Palácio do Planalto.
O primeiro encontro do dia será com os ministérios das Cidades, da Educação e da Casa Civil, de Jader Filho, Camilo Santana e Rui Costa, respectivamente, e será realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O lançamento do Projeto Sertão Vivo - Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste, acontecerá às 11h e contará com as presenças de Lula e do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante.
O evento está marcado para acontecer no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, também em Brasília. Por fim, às 16h, a governadora Raquel Lyra se reúne na Esplanada dos Ministérios com o ministro Fernando Haddad, com outros governadores do Nordeste e com secretários da Fazenda também da região.
Contexto
A gestora do Palácio do Campo das Princesas vai mais uma vez à capital federal em meio à celebração do seu Governo do 1° lugar no Nordeste em controle e economia de custeio da máquina pública. Os dados divulgados pela administração tucana foram publicados nesta segunda-feira (23) em um relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que está vinculada ao Ministério da Fazenda. Ainda sobre o assunto, Pernambuco ocupa o 4° lugar no ranking brasileiro. Para chegar a estas conclusões foi analisado o período de janeiro a agosto de 2023.