A deputada Socorro Pimentel (UB) defendeu a implementação do uso do gás natural como matriz energética nas indústrias de gesso, no Araripe, na reunião da Assembleia Legislativa (Alepe) realizada nesta segunda-feira (18).
A parlamentar ressaltou que, atualmente, a lenha ainda é a fonte de energia utilizada pelas fábricas locais. Atendendo a um pedido do nosso mandato, a Copergás deu início a uma série de estudos de viabilidade para implementar o gás natural como matriz energética nas indústrias de gesso, que atualmente dependem da lenha como principal fonte de energia, o que causa impactos ambientais e aumenta o custo final do produto”, disse Socorro.
A parlamentar reforçou ainda que os municípios do Araripe detém condições favoráveis à implementação do gás natural. “Assim como acontece em outros municípios de Pernambuco, que já contam com o fornecimento de gás natural através de centrais de distribuição abastecidas por caminhões que transportam gás natural comprimido (GNC), acreditamos que a nossa região , dada a sua expansão industrial e crescimento populacional, tem todas as condições para adotar o gás natural liquefeito (GNL) não apenas nas indústrias, mas também em postos de combustível e residências”, defendeu.
Como única representante do Araripe na Assembleia Legislativa, levarei o sentimento dos empresários da nossa região para que possamos unir esforços junto à bancada federal e viabilizar iniciativas que fomentem o Polo Gesseiro do Araripe, fonte de riqueza, emprego e renda em nosso estado”, finalizou. A deputada informou que irá para Brasília, onde participará de uma audiência pública na Câmara Federal para debater o fortalecimento da cadeia produtiva do gesso em Pernambuco.