O nível de ameaça terrorista contra a Suécia continua alto, informou a polícia de segurança neste domingo (7). Em comunicado, o Serviço de Segurança da Suécia disse que sua avaliação da ameaça terrorista contra o país permaneceu no nível 4 em uma escala de 5 graus, para o qual foi elevada no ano passado.
A imagem que é pintada da Suécia como um país hostil ao Islã contribuiu fortemente para o aumento da ameaça terrorista do islamismo violento. A avaliação anual mostrou que a Suécia ainda é vista como um alvo prioritário. “A ameaça vem tanto de agentes solitários quanto de grupos que podem ser controlados por forças no exterior”, afirmou.
O país elevou seu nível de alerta de ameaça em agosto de 2023, depois que profanações do Alcorão feitas por indivíduos no país atraíram a condenação de muitas partes do mundo muçulmano e desencadearam ameaças de jihadistas.
Em outubro, dois suecos vestindo camisas de futebol do país foram mortos a tiros em Bruxelas, e as autoridades disseram que o motivo provável do ataque foi sua nacionalidade.