Eleitoras e eleitores de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, voltam às urnas neste domingo (3) para eleger os novos vereadores da cidade. São 26 candidatos disputando nove vagas no Legislativo. É a primeira vez que uma eleição suplementar proporcional acontece em Pernambuco. A votação vai até as 17h. Com 10.414 eleitores aptos a votar, o município que faz parte da 44ª Zona Eleitoral conta com 25 seções eleitorais e sete locais de votação.
O novo pleito foi marcado em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero, em julgamento ocorrido em novembro de 2022. Cinco dos nove representantes eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos, levando à realização de uma eleição suplementar onde todas as nove cadeiras da Câmara estão em disputa.
Perderam os mandatos, pelo PSB, Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França; e pelo PT Mardones dos Santos Quaresma, Givanildo João da Silva e Nadilson Nunes da Silva. Os vereadores e vereadoras eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura. Pela resolução, o eleitorado apto a votar é o inscrito no cadastro eleitoral do município até o dia 5 de abril passado, marco que representa 151 dias antes do pleito. Quem pediu a inscrição no cadastro (1º título) ou transferência de domicílio após esta data, não estará apto a votar nesta eleição suplementar, mas apenas na eleição municipal de 2024.