Minérios em formato de pedra foram apreendidos numa caminhonete abordada durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Custódia, Sertão do Moxotó, em Pernambuco, nessa terça (17). Dentre o material encontrado, estão pedras lapidadas e brutas, totalizando 358 kg do minério.
Na vistoria da equipe policial, os agentes encontraram sacos contendo minérios em formato de pedras, sendo 58 kg de pedras lapidadas e 300 kg de pedras brutas.
Durante abordagem, quando questionado, o motorista disse que não tinha documento de comprovação fiscal ou autorização ambiental das pedras. Ele afirmou que ganhou parte do material e os outros minérios foram retirados na Paraíba, mas não soube detalhar os fatos.
O motorista poderá responder por usurpação de bem ou matéria-prima da União. Caso condenado, a pena é de detenção varia de um a cinco anos e multa. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil em Arcoverde, também no Sertão de Moxotó. As pedras serão levadas para a Polícia Federal em Caruaru, no Agreste, onde devem ser periciadas e identificadas se são preciosas ou não.