Vereadores da oposição tem contas eleitorais rejeitadas pelo TSE

O fato aconteceu no município de Salgadinho no agreste pernambucano.

Publicado em 27 de agosto de 2023 às 11h19m

Por SALGADINHO


Conforme podemos extrair do sistema de divulgação de candidatos do TSE, o DivulgaCand, o candidato a prefeito e vice prefeito não apresentaram suas prestações de contas referente a campanha de 2020, onde apresenta várias inconsistências.

Da mesma forma, os 3 vereadores eleitos, mesmo após diligências solicitadas pela justiça eleitoral, tiveram na data de hoje, suas prestações com parecer conclusivo de desaprovação de contas eleitorais, diante das inconsistências encontradas, mais precisamente ausência do extrato da conta bancária destinada à movimentação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), propondo-se, a DESAPROVAÇÃO das contas apresentadas pelo candidato em questão, sem prejuízo da aplicação da devida multa pela extrapolação do limite em questão, art. 6º da Resolução 23.607/2019 do TSE.

O ministério público foi notificado do parecer conclusivo exarado para manifestação no prazo de 2 dias. Em alguns dos vários pontos utilizados pela defesa, damos destaque ao quarto ponto:

"QUARTO PONTO - EXAME DE REGULARIDADE DE DESPESAS REALIZADAS COM RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA –Na verdade conforme cópia de cheques em anexo, comprovamos que o pagamento foi realizado NOMINALMENTE conforme a pessoa indicada como FORNECEDOR, no entanto, por ser uma cidade que sequer dispõe de agência bancária é comum as pessoas endossarem os cheques em troca do dinheiro ou de produtos em algum estabelecimento comercial, visto que para sacar os valores teriam que se deslocar até a cidade de João Alfredo ou Passira, para depositar em conta e depois novamente viajar para sacar, pois em sua maioria as pessoas não tem habilidade ou confiança ainda com aplicativos."

Fato estranho relatado pela defesa dos vereadores, haja visto que, de fato, na cidade não há agência bancária, mas na cidades vizinhas de João Alfredo e Limoeiro há várias agências, no entanto, as trocas dos cheques acima contestadas, foram realizadas em um FRIGORÍFICO DA CIDADE DE CARPINA, e havendo oportunidades de serem trocados no supermercado na cidade de Passira que é do tio de um dos vereadores eleitos pela oposição.

Com isso os vereadores citados na matéria podem perder o mandato conquistado em 2020. Caso isso ocorra, e dependendo do julgamento, a oposição de Salgadinho poderia ficar sem nenhum representante no legislativo municipal.

 

 

Fonte: GAZETA de SALGADINHO

Eventos do dia