Um dos maiores nomes da história do vôlei brasileiro, José Roberto Guimarães terá uma nova função na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A entidade anunciou que o tricampeão olímpico vai acumular as funções de treinador e coordenador técnico de todas as categorias da Seleção Brasileira Feminina.
De acordo com a CBV, a intenção com esse movimento é estreitar as relações entre o time principal e as categorias de base, visando os próximos ciclos olímpicos. Em setembro de 2023, Bernadinho assumiu o mesmo cargo entre os homens.
“O cargo de coordenador técnico foi criado para reforçar a integração entre as equipes adultas e de base, que já vinha sendo desenvolvida pela CBV. O objetivo é realizar um trabalho conjunto entre os times adultos e de base, pensando não apenas nos Jogos de Paris 2024, mas também nos dois ciclos olímpicos seguintes”, disse Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
Ao assumir o novo cargo, Zé Roberto Guimarães destacou que tem história nas formação de atletas. Nos últimos anos, antes de se transferir para a Turquia, ele fez trabalho importante com jovens jogadores de Barueri.
“Tenho uma relação forte com a base, sempre tive preocupação com essa área. É primordial investir cada vez mais para termos talentos aparecendo frequentemente. Só assim teremos uma formação técnica melhor, maior qualidade de fundamentos e a possibilidade de intercâmbio com outras seleções”, declarou o técnico.